Fotografando Detroit

Estive em Detroit na última semana e tive um tremendo choque. Ruas vazias. Casas abandonadas. Janelas quebradas. Graffite e faixas amarelas de “do not trespass”. Comecei a fotografar algumas das casas abandonadas e me peguei colecionando-as em meu smartphone em uma espécie de ruin porn.

Não sou fotógrafo profissional – estou longe disso. Vejo a fotografia como um exercício criativo. Uma foto é um ponto de vista. Possui um tempo, um lugar, uma perspectiva, luz, cor, foco, assunto, únicos. Através dela você exercita o olhar. Através dela você entende melhor a luz, as cores, as perspectivas, o tempo. Com o tempo, com o exercício diário, a fotografia evolui. E com ela, o fotógrafo, e sua capacidade de capturar e comunicar pontos de vista sobre as coisas também.

Passados alguns dias e vendo a coleção de casinhas assombradas uma, duas, cem vezes, parei para refletir sobre a armadilha estética em que cai. As casas são lindas, bem iluminadas, coloridas, enquadradas. Porém qual é o ponto de vista aqui? Um reflexo da beleza do que já foram? A melancolia do cenário que formam? Qual retrato da cidade elas formam? Vejam as fotos abaixo e me digam.

Detroit é uma cidade em reconstrução. Após uma grave crise começa a identificar novas formas de se regenerar. Não como era antes, mas como um lugar que por ter vivido o que viveu, evolui para uma nova Detroit. O retrato da cidade que guardei foi o das pessoas que conheci e que vêem cada cone laranja, cada rua interditada por uma obra, cada pessoa que visita a cidade, com um brilho de esperança no olhar. Essa fotografia, a minha, a mais importante, eu não tirei.

Como sempre acontece, depois de voltar de lá assisti a um filme que se passa na cidade. Deveria tê-lo assistido antes de ir. Only Lovers Left Alive. Um filme de vampiros do Jim Jarmusch, para quem gosta de simplificar. Ou uma história sobre seguir em frente.

E se quiserem ver mais algumas das minhas fotos podem acessar no meu Instagram.

Casa do poste

Casarão

Casa dos carros vermelhos

Mercado

Casa ao lado

Porta rosa

Sobrado verde

Casa das janelas azuis

Casa de lado

No Standing

Casa grande

Casa da árvore

Casa das janelas vermelhas

Casas gemeas

Casa da torre

Fachada

Vizinhança

Casa da porta azul

Casa em obra

Casa com rampa

Igreja

Somente carros funerários

Casa branca

Casa vermelha

Casa da rua 3

Casa da janela quebrada

Casa verde do gorila

Destroy

Casa azul

Casa desolada

Stop

 

Share

Até a próxima.